EU Tire label
EU Tire label

Em 2012, a União Européia introduziu uma nova etiqueta de pneu, a fim de fornecer informações padronizadas sobre 3 performances específicas; eficiência de combustível, aderência em piso molhado e ruído de rolamento externo.

A etiquetagem de pneus para automóveis de passageiros e caminhões leves entrou em vigor em novembro de 2012, para pneus à venda na UE sob o Regulamento Europeu (EC / No. 1222/2009) que eram

fabricado após 1 de julho de 2012.


O rótulo é acompanhado no pneu real e dá aos consumidores informações úteis para

auxiliá-los na compra de novos pneus.

À direita, pode encontrar um exemplo da nova etiqueta de pneus da UE. Esses gráficos no laboratório são semelhantes aos que já são usados para eletrodomésticos e, mais recentemente, para carros novos.

img-57.jpg
  • B1.jpg
    Resistência ao rolamento (eficiência de combustível)

    Em 2012, a União Européia introduziu uma nova etiqueta de pneu, a fim de fornecer informações padronizadas sobre 3 performances específicas; eficiência de combustível, aderência em piso molhado e ruído de rolamento externo. A etiquetagem de pneus para automóveis de passageiros e caminhões leves entrou em vigor em novembro de 2012, para pneus à venda na UE sob o Regulamento Europeu (EC / No. 1222/2009) que eram fabricado após 1º de julho de 2012.


    O rótulo é acompanhado no pneu real e dá aos consumidores informações úteis para auxiliá-los na compra de novos pneus. À direita, pode encontrar um exemplo da nova etiqueta de pneus da UE. Esses gráficos no labe são semelhantes aos que já são usados para eletrodomésticos e, mais recentemente, para carros novos.

  • ee1.jpg
    Garra Úmida (Desempenho de Frenagem)

    A aderência em molhado é um dos aspectos de segurança mais importantes de um pneu. Os pneus com excelente aderência em superfícies molhadas têm menor distância de travagem ao conduzir em tempo chuvoso.


    Existem outros parâmetros importantes que também estão relacionados à segurança. No entanto, os consumidores poderão verificar e selecionar por si mesmos seu desempenho preferido.


    No canto superior direito do rótulo, a aderência em piso molhado também é expressa em classes que variam de A (maior desempenho) a G (menor desempenho).

  • 721.jpg
    Ruído Externo

    O ruído do tráfego é um fator importante de incômodo e uma questão ambiental muito relevante. Na parte inferior da etiqueta, indica o nível de ruído exterior do pneu do veículo (não o ruído interno ouvido pelo condutor) expresso em decibéis. A classificação indica a contribuição do pneu para o ruído do tráfego e o meio ambiente. O rótulo exibe ondas sonoras e níveis correspondentes que variam de 1 (menos ruído) a 3 (ruído mais alto)


    1 onda sonora O melhor desempenho do nível de ruído (3 dB abaixo do futuro limite europeu) * 3 ondas sonoras


    O desempenho médio. (Já está em conformidade com o futuro limite europeu) * 3 ondas sonoras


    O desempenho mais fraco. (Compatível com o atual limite europeu)


    * Os novos níveis de ruído externo dos pneus europeus serão introduzidos até 2016